ArtigosColunistasComunicação Interpessoal

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO: Planejar é construir o futuro que desejamos.

Pensar no longo prazo, planejar o futuro, conhecer as melhores práticas, ler conteúdos específicos da área de atuação, compartilhar e colaborar participando de grupos formados por profissionais da área, conversar com especialistas e desenvolver competências para executar ações de gestão e liderança são algumas formas para promover mudanças e transformações estratégicas, de processos, resultados ou impactos.

O planejamento é fundamental para direcionar todas as ações que precisam ser gerenciadas ou definidas em um processo de melhoria, sejam elas de forma estratégica, tática ou operacional, mas é importante considerar que qualquer formato de planejamento deve possibilitar a participação das pessoas envolvidas, pois planejamento se faz com colaboração, criatividade e protagonismo do futuro que desejamos construir.

As grandes transformações começam com pequenas mudanças, comprometimento com o resultado e muito trabalho. O reconhecimento de Joinville como ‘‘Campeã Geral – Grande Porte: Joinville’’, publicado pela Revista Isto ɹ, edição nº 2738 15/07, é a prova de que os joinvilenses tem um perfil de protagonizar o futuro desejado, impulsionados pela busca da melhoraria contínua, sem apenas esperar pelo acaso e a ‘‘sorte’’.

É claro que bons resultados não são apenas atingidos pelo fato de se ter um bom planejamento, existem outros aspectos que influenciam e devem ser considerados de acordo com a necessidade de cada projeto ou empreendimento. Uma ferramenta bem completa de planejamento é o ‘‘Plano de Avaliação 360º’’, que permite uma análise detalhada de 13 tópicos de um projeto. Os tópicos são: 0. Plano Estratégia; 1. Plano Financeiro; 2. Plano de Pessoas (Stakeholders); 3. Plano de Entregas; 4. Plano Jurídico; 5. Plano Logístico; 6. Plano de Tempo; 7. Plano de Comunicação; 8. Plano de Qualidade; 9. Plano Político; 10. Plano de Aquisições; 11. Plano de Risco; e 12. Plano de Prestação de Contas. Porém, estão disponíveis muitas outras ferramentas que são mais simples para estruturar minimamente um plano, como, por exemplo, o conhecido ‘‘5W2H’’, um quadro de atividades que define o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará. É bom lembrar que essas e outras ferramentas podem ser encontradas gratuitamente na internet, como por exemplo o Trello², um painel digital com quadros e cartões para anotar e acompanhar ações de forma simples e rápida.

Com isso, desde a Parábola do Talento³, o ‘‘esforço precede o talento’’, ou seja, excelentes resultados são alcançados por meio de dedicação, comprometimento, metas, colaboração e com apoio de ferramentas de organização e análise, para agir de forma estratégica e não ser apenas mais um, mas um gestor como propósito de vida, para a construção de um mundo melhor e mais sustentável.

¹Fonte: https://istoe.com.br/joinville-o-retrato-de-uma-cidade-campea/
²Fonte: https://trello.com/
³Fonte: BÍBLIA, Mateus, 25:14-30
Wagner Giovani Silva
Últimos posts por Wagner Giovani Silva (exibir todos)

Wagner Giovani Silva

Coordenador no Inovaparq - Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região e Presidente do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo