ArtigosColunistasMatériasMentoria Condominal

Os comportamentos do síndico de alta performance

Quando falamos em sucesso, muitas pessoas relacionam com poder de escala. E o poder de escala está ligado ao quanto você consegue multiplicar aquilo que você faz diariamente como profissional.

Nesse sentido, o artigo de hoje foi elaborado para os síndicos e administradores de condomínio que desejam aumentar sua performance e seu poder de escala. Aquele velho jargão que diz que “o olho do patrão é que engorda a boiada” está muito presente nos dias de hoje, no entanto, parece conflitar com o universo das startups que crescem num ritmo alucinante.

Mas, então como, aumentar minha performance sem perder o controle das minhas atividades? Uma forma mais objetiva de responder seria buscando por ferramentas que ajudem no controle e automação das atividades que você desenvolve. Sistemas, planilhas, aplicativos são ótimas opções.

Outra forma muito eficiente seria você adotar o hábito de registrar e documentar tudo o que faz. Dessa forma, estará construindo um arquivo de documentos que servirão como base para outras pessoas conseguirem desempenhar a sua função com mais facilidade.

Ao passar o seu conhecimento para o papel, você está aumentando sua autoridade, além de estar deixando uma marca da sua passagem. Em outras palavras, estará deixando um legado!

Quando um profissional alcança o nível de se multiplicar, pode-se dizer que atingiu um patamar de liderança que poucas pessoas conseguem alcançar. É nesse estágio que a pessoa percebe que criou uma mina de ouro, ou seja, criou um sistema de trabalho escalável.

Lembra quando falei das ferramentas? Pois então, são elas que lhe permitirão manter o controle sobre tudo o que acontece, mesmo você não estando presente fisicamente. Essa simples receita é o que torna possível que grandes marcas estejam presentes em várias cidades e até em vários países.

Sei que no dia a dia de quem administra um (ou vários) condomínios há uma lista quase infinita de itens a serem observados como detalhes, estoques, validades, manutenções, visitas, conflitos, falhas, agendamentos, acompanhamentos, análises e por aí vai…

Comece listando tudo o que precisa ser visto ou avaliado mensal, semanal e diariamente…
Depois, documente tudo isso em formato de check-list. Por fim, peça para alguém fazer essas funções e acompanhe para ver se a pessoa consegue executar tudo com o mínimo de ajuda possível.

Talvez no início você tenha um pouco de dificuldade, por nunca ter feito isso antes, mas, com o tempo, vai pegando prática e quando menos perceber vai ter criado uma cultura de padronização no seu serviço.

E mesmo que cada condomínio tenha as suas peculiaridades, vai ver que essas dicas podem ser adaptadas e que o seu trabalho vai ficar muito mais organizado.

Com isso sua produtividade vai aumentar e você se destacará como um profissional de alta performance.

Edson Kuchnir
Últimos posts por Edson Kuchnir (exibir todos)

Edson Kuchnir

CEO e Fundador da Complementar Soluções. COO e Cofundador da Risel Capital. MBA em Gestão de Projetos. Graduação em Logística. Palestrante. Analista Comportamental. Mentor e Conselheiro Empresarial. Gestor de Investimentos. Mais de 10.000 Horas de Mentorias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo