Em qualquer área é necessário que pessoas entreguem resultados e, para que isso aconteça, precisamos comunicar de forma clara e objetiva. Criar um ambiente onde haja comunicação aberta leva a menos desentendimento e cria maior transparência. Por outro lado, uma pesquisa da empresa americana Gartner mostra que 70% dos erros de negócios são cometidos devido à má comunicação.
A falta de uma comunicação eficaz pode trazer prejuízos, como clima organizacional ruim, turnover e até danos financeiros. Assim como cada região e país criam sua própria forma de se comunicar, as empresas também precisam encontrar o tom e a forma correta de fazer isso.
Agora que identificamos por que a comunicação eficaz é tão importante, como você pode criar uma comunicação mais eficaz para envolver e buscar os resultados?
A Era Digital mudou a forma como as pessoas se comunicam, a tecnologia contribui para o ruído que muitas vezes distrai ou impede as pessoas de enviar ou receber mensagens de forma eficaz, já que ela pode ser um grande trunfo para uma melhor comunicação, desde que saibamos usar essas ferramentas a nosso favor.
Engaje as pessoas, deixe claro o que você espera, mostre uma visão de futuro com detalhes. As pessoas querem seguir um planejamento passo a passo e fazer parte de um crescimento, mas para isso precisamos nos comunicar.
Saiba escutar, que é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não.
Desafie as pessoas a conquistarem mais do que elas acreditam que podem, crie recompensas. Chamamos isso de gameficação – um bom desafio precisa ter regras claras e reconhecimento.
Faça supervisão. É de extrema importância você acompanhar todas as perspectivas. Se realmente as pessoas entenderam o desafio, essa dinâmica dá a capacidade de corrigir falhas, aprimorar processos e, assim, aumentar a produtividade.
E, o mais importante para que isso tudo aconteça: pessoas comprometidas. Do que adianta você criar um canal de comunicação eficaz, se do outro lado não houver comprometimento? O mais importante para todas as instituições são os resultados e os resultados são a soma de pessoas mais processos definidos de forma clara e transparente.