Comemore a vida!
Você comemora a vida? De verdade? Ou apenas faz isso em aniversários e em viradas de ano?
Reunião de pessoas especiais, bolo com vela, aquele parabéns enérgico, docinhos, decoração, risada. Ou então: roupa especial, ceia com mesa bem colorida, pula ondinhas, brinda em grande estilo e vários outros rituais para comemorar um ano novinho em folha que vem chegando.
Para muitos, a celebração da vida se resume a isso. Dois momentos em um ano que tem 365 dias.
A rotina volta ao normal e as pessoas vão apenas existindo e não vivendo. Um ciclo atrás do outro, fazendo coisas repetidas, colocando a culpa na correria, sem perceber que essa tal da correria é criada e permitida por nós mesmos.
Vi recentemente uma charge de um diálogo entre Snoopy e seu amigo Charlie Brown, onde Charlie dizia: “Só se vive uma vez, Snoopy”. E ele respondeu: “Errado. Só se morre uma vez. Vivemos todos os dias”. E talvez você pergunte: mas comemorar o que? Ou justifique que não dá pra fazer festa toda semana. O ser humano é muito mais habilidoso para dar desculpas do que para arranjar meios. Fique aqui comigo que vou te mostrar como podemos fazer isso, de maneira muito fácil.
Felizmente, temos a oportunidade de mudar a todo instante, a cada segundo da vida. Mudar é uma decisão. Nem tudo é automático, mas muitas coisas podem ser ajustadas em nossa caminhada, com uma simples decisão. E, honestamente, escrevo este texto aqui torcendo muito para que eu consiga fazer você refletir como pode ser melhor, mais simples e o quanto temos para comemorar.
Decidir usufruir da vida, comemorando cada dia que foi finalizado, que você teve saúde, que você não passou fome, que você encontrou alguém que ama, que conquistou uma meta traçada, que foi feliz, que sobreviveu a caminhada. Segundo o dicionário, comemorar é CELEBRAR; fazer cerimônia festiva para enaltecer um fato, acontecimento, uma pessoa. E quando buscamos a definição de CELEBRAR, o dicionário diz que é ENALTECER.
Então eu te pergunto, caro leitor: temos ou não temos inúmeras situações em uma única semana para enaltecer, celebrar e, claro, agradecer? Por que precisamos passar por apertos, por dificuldades para olhar para trás, em um ciclo menos conturbado, para dizer “Eu era feliz e não sabia”?
A gente PRECISA saber. Precisa aprender. Precisa mudar. A felicidade precisa ser prioridade. E, comemorar, nos torna ainda mais felizes e gratos pelo que temos e conquistamos. Não podemos chegar em um novo patamar da vida e dizer apenas “Ah, ok, consegui, Próximo!”. Não! Precisamos de mais.
Quer dicas para comemorar a vida? Saia pra tomar um café delicioso com você mesmo. Use uma roupa que você comprou e tem guardado para uma “ocasião especial”. Viver é especial! Abra uma bebida gostosa e use uma linda taça no final de um dia cansativo, agradecendo e sorrindo pelo dia concluído. Ligue para alguém que há tempos você não vê. Mas ligue. Não envie apenas uma mensagem escrita. Conecte-se de verdade. Menos Wi-fi e mais “Olá! Como vai?”
Quero dividir com vocês algo que fiz e me ajuda muito a manter a conexão ao aqui e agora: este ano fiz um potinho da gratidão. Uma lata, onde escrevo em um post-it no final do dia o motivo de eu me sentir grata. É um detalhe, eu sei. Mas me faz mais atenta às coisas boas que me acontecem, em meio a um turbilhão de batalhas diárias. E, também me deixa com mais vontade de realizar mais, conectar-me mais.
Meu sonho é que as pessoas se visitem mais, sem precisar combinar um jantar, por exemplo. O tempo para preparar algo não vem e a gente perde de se ver, de se abraçar e de rir com pessoas que amamos. A arrumação da casa não precisa estar perfeita. Quem vai te visitar quer tua essência, tua amizade, tua conversa e companhia.
Não deixe para depois! Convide hoje! Celebre hoje! Jammil canta uma música linda demais, que reflete justamente sobre celebração e diz: “Celebrar, como se amanhã o mundo fosse acabar, Tanta coisa boa a vida tem pra te dar… O pensamento leve faz a gente mudar uoh, oh”. Porque o mundo de alguém, amanhã, inevitavelmente, vai acabar. Somos finitos!
Afinal, somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem e nosso objetivo é observar, crescer a amar. Depois, vamos para casa! Por isso, celebre esta linda viagem e experiência chamada vida. Comemore todos os dias! #partiucomemorar
- Conquistas Trivializadas - 14 de novembro de 2022
- Você faz pausas em sua vida? - 21 de maio de 2022
- Feliz Ciclo Novo! - 16 de março de 2022