Síndicos: como elaborar uma proposta de valor para os condomínios?
Outro dia estava na feira, quando avistei no balcão duas bandejas de morangos. A bandeja do tradicional era vendida por R$ 4,00, já a orgânica era comercializada pelo triplo do valor.
Uma proposta de prestação de serviço de síndico, seja profissional ou síndico morador, deve agregar valor, por meio de uma explanação clara e objetiva das ações que se pretende realizar durante a gestão.
Antes de ser apresentada na assembleia, deve-se realizar uma coleta prévia de dados para montar sua proposta assertiva, buscando como balizador, se informar sobre o valor da arrecadação mensal, o número de apartamentos, quais as áreas recreativas do edifício, a idade do prédio, se os funcionários são próprios ou terceirizados.
Sugerimos um roteiro para sua proposta, que contenham as seções abaixo. Este modelo já é um sucesso entre nossos alunos:
1. Inicie com uma breve apresentação pessoal, fale seu nome, experiências e porque você é o candidato certo para o condomínio.
2. Elabore um plano de trabalho, com diretrizes básicas sobre as suas atividades no condomínio. Nesta seção você detalha como será seu atendimento e suas prioridades. Ex.: manutenção, segurança, comunicação, gestão de conflitos.
3. Torne públicas suas referências e casos de sucesso, listando pessoas que podem avalizar seu trabalho, se você tem experiência na área condominial… Vale citar cases de outros projetos que você participou.
4. Liste cursos e treinamentos condominiais que você participou. Isso demonstrará seu profissionalismo e desenvolvimento pessoal.
5. Informe o valor da proposta mensal. Recomendamos citar o valor por unidade (apartamentos). Observando que o serviço de síndico, mesmo que profissional, não dispensa a assessoria de uma administradora ou contabilidade contratada pelo condomínio.
Quando me perguntam quanto cobrar pelos serviços de síndico, minha resposta é: “Não posso colocar preço no seu trabalho, mas tenha em mente que, preço é o que o condomínio paga, valor é o que você entrega para os moradores”, portanto, a chave é entregar o maior valor para os seus condomínios clientes e faturar mais por isso.
A exemplo dos morangos orgânicos que entregam mais saúde e bem-estar, você poderá cobrar mais se entregar maior valor em segurança, valorização patrimonial e bem estar condominial em sua gestão para os condôminos.
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