Design Biofílico: 3 maneiras de trazer mais conforto às áreas comuns dos condomínios
O Design Biofílico propõe trazer a natureza, de forma consciente, para dentro do design dos espaços. Ele faz com que conectemos o espaço construído com o mundo natural. E uma das melhores experiências que podemos viver no nosso dia-a-dia é a sensação de contato com a natureza.
O verde do meio-ambiente, por exemplo, pode nos trazer paz, serenidade, conforto e leveza. Esse é um movimento que tem despertado interesse nos designers e arquitetos nos últimos tempos, ganhando mais força com o passar da pandemia, onde as pessoas se viram obrigadas a passar mais tempo em seus lares. Alguns estudos mostram, por exemplo, que o contato com a natureza proporciona momentos de relaxamento e bem-estar e isso possui impacto positivo no estado mental dos indivíduos, uma vez que reduz sintomas de ansiedade e depressão.
Devemos, então, buscar formas de trazer essas sensações de conforto e alívio para os ambientes comuns dos condomínios. O caminho, da entrada do prédio até o elevador, pode ser uma experiência, nos preparando para chegar ao lar após um longo dia de trabalho. Utilizar essas ferramentas para criar um espaço convidativo nas áreas de festas, piscinas ou parquinhos, chamando os moradores para usufruir desses espaços e ficar ao ar livre.
Tudo isso pode ser feito nos espaços que temos disponíveis. Conseguimos adaptar pequenas áreas para receber esse tipo de design, trazendo a natureza para dentro das áreas comuns. O design biofílico não aborda apenas o uso de vegetação nos ambientes, podemos nos apropriar de outras características que a natureza nos proporciona.
1. Formas e padrões da natureza
As linhas retas dos edifícios são praticamente uma folha em branco para trabalharmos com formas orgânicas e curvas. Podemos sair do óbvio utilizando essas formas na decoração, em móveis ou até mesmo em objetos, como almofadas, tapetes, poltronas e sofás.
2. Cores inspiradas na natureza
Um ambiente desenvolvido com a base neutra, como pisos e paredes, pode se transformar ao utilizarmos as cores que remetem à natureza. Uma almofada ou até mesmo uma manta verde no sofá, já dão outra cara ao espaço, trazendo as mesmas sensações calmantes de uma área externa. Azul, verde e marrom são tons que cumprem muito bem esse papel, porém é necessário ficar atento à saturação de cores, para que não tirem o conforto visual do morador.
3. Arte com inspiração na natureza
Uma janela com uma vista para um bosque é o melhor da arte que podemos desejar em um espaço. Mas sabemos que isso nem sempre se torna possível, pois muitas vezes as aberturas são para a própria rua, dando vista à “selva de pedra”. E como resolver isso? Algumas linhas de pensamento entendem que o simples fato de olharmos para uma paisagem natural já nos traz muitos benefícios reais, próximos àqueles proporcionados pela natureza em si. Fotografias, pinturas e até mesmo esculturas que remetem a natureza são uma ótima forma de trazer vida para dentro dos espaços.
Quer uma melhor qualidade de vida? Então comece hoje a pensar em modos de aplicar o Design Biofílico no seu condomínio. Essas mudanças simples podem transformar o dia a dia dos moradores.
- Arquitetura de Interiores para condomínios - 12 de dezembro de 2023
- Acessibilidade em Condomínios Residenciais - 2 de maio de 2023
- Design Biofílico: 3 maneiras de trazer mais conforto às áreas comuns dos condomínios - 6 de dezembro de 2022