Empreender para conectar pessoas
Como a visão da empresária Ana Paula Franco construiu a trajetória da SindExpo, a Maior Feira de Negócios para Condomínio e Síndicos do Brasil
Desde que surgiu em 2017, a SindExpo acompanhou o crescimento da profissionalização do síndico profissional e se tornou a maior feira do segmento condominial. Hoje, o evento já está presente em cinco estados do Brasil. Segundo Ana Paula Franco, idealizadora do projeto e Diretora Executiva da Conectta Feiras & Eventos, empresa que promove o evento e detém a marca SindExpo, a feira existe para conectar pessoas, acelerar negócios e transformar o setor condominial. “Temos o objetivo de aproximar o síndico do mercado condominial e promover a excelência do setor reunindo em um só lugar os melhores players do mercado”, afirma.
Segundo Ana Paula, promover acesso ao síndico significa levar conhecimento e inovação, seja nas palestras realizadas com os principais especialistas do segmento ou por meio de novas tecnologias apresentadas nos espaços dos expositores. “Colocamos o síndico em contato com os melhores profissionais do setor e facilitamos a realização de negócios com empresas que oferecem soluções ideais para o crescimento da gestão”, garante.
ESPÍRITO
EMPREENDEDOR
A idealizadora da SindExpo é uma empreendedora experiente e especialista em conectar pessoas e negócios no mercado condominial. Segundo ela, foi o espírito empreendedor e a capacidade de vender e gerenciar recursos que a impulsionaram para o sucesso.
A trajetória de Ana Paula até o lançamento da primeira edição da SindExpo foi marcada por determinação e busca por oportunidades. Nascida em Butiá, uma pequena cidade localizada a 80 km de Porto Alegre, Ana Paula começou a trabalhar aos 13 anos em um pequeno jornal, vendendo publicidade. “Sonhava em ser jornalista e sempre gostei de desafios, duas coisas que me levaram a diversas experiências, desde vender brinquedos porta a porta até trabalhar com a comercialização de feiras”, explica.
No ano de 2008, após algumas viagens, Ana Paula abriu uma empresa focada em interação e imersão tecnológica por meio de telas touch e gamificação. “Foi quando me descobri como uma executora e me encantei com a área de inovação. Percebi que amava ter novos projetos e poder me reinventar”, frisa. Então, em 2017, Ana Paula recebeu uma proposta que mudaria sua trajetória profissional. “Em parceria com outras quatro mulheres, recebi o desafio de criar a primeira feira de negócios para condomínios do Brasil, a SindExpo. Em apenas quatro meses, o evento foi organizado e contou com a participação de 35 expositores e 700 síndicos ao longo de três dias”, lembra.
Já em 2020, em meio à pandemia da COVID-19, a SindExpo se tornou a única feira realizada no Brasil. Com ousadia e determinação, Ana Paula e sua equipe convenceram as autoridades locais sobre a importância de retomar os negócios condominiais, considerando que os síndicos estavam na linha de frente do combate ao vírus. “A feira foi realizada com protocolos sanitários, comprovando que era possível gerar negócios e impulsionar o mercado condominial mesmo em tempos desafiadores”, expressa.
A experiência adquirida ao longo de cinco anos impulsionou Ana Paula a expandir seu modelo de negócio para outras regiões do Brasil. Em dezembro de 2021, acompanhada do filho e levando apenas duas malas, ela se mudou para Florianópolis e realizou com sucesso duas edições da SindExpo em Santa Catarina, uma em Florianópolis no mês de abril de 2022 e outra em setembro do mesmo ano, na cidade de Balneário Camboriú.
Ao longo de sua trajetória, Ana Paula enfrentou desafios significativos, desde entrar em um mercado sem referências até realizar um evento durante a pandemia. Por isso, ela se orgulha de ter inspirado e encorajado muitos empreendedores no mercado condominial, dando a eles a oportunidade de se conectar diretamente com os síndicos e conquistar os clientes. “O sucesso dos eventos anteriores, com expositores e síndicos satisfeitos é algo que me motiva a continuar replicando esse sucesso pelo Brasil, tornando a SindExpo referência em geração de negócios lucrativos e conexões valiosas no mercado condominial”, conclui.
HISTÓRIA
NÚMEROS E EXPANSÃO
Em 2023 e 2024, seguindo o plano de expansão do projeto, a SindExpo chegará aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As próximas edições acontecem nos dias 4 e 5 de agosto em Piracicaba (SP), dias 15 e 16 de setembro em Balneário Camboriú (SC), nos dias 24 e 25 de novembro em Brasília (DF) e, em 2024, no Rio de Janeiro (RJ).
CURADORIA
A partir desse momento, Ariane passou a definir temas para as edições da SindExpo e montar a programação de acordo com objetivos específicos. “Realizo pesquisas e estudos sobre os temas escolhidos, buscando palestrantes alinhados com as propostas e que possam agregar valor ao público presente”, revela. Além das palestras, Ariane também instituiu na SindExpo o Painel de Boas Práticas, proporcionando um espaço para que síndicos compartilhem projetos de sucesso e boas práticas na gestão condominial, como nos eventos realizados nas cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú em 2022. “Cada uma dessas feiras teve um tema diferente, com destaque para a Profissionalização e a Excelência na Gestão. Por isso, me empenho em alinhar as palestras e debates com o tema escolhido, garantindo que o público possa absorver conhecimentos relevantes e aplicáveis em suas práticas condominiais”, garante.
SINDEXPO
POA 2023
Ana Paula se diz radiante com a realização da maior SindExpo até o momento. “Há sete anos, colocamos o síndico e o mercado condominial em evidência e a realização desta edição em Porto Alegre demonstra a importância do setor na economia do Brasil e na vida das pessoas. Estamos muito felizes por termos superado todas as expectativas”, revela.
A VOZ DOS
PALESTRANTES
Barletta destacou a importância da SindExpo, ressaltando que o evento em Porto Alegre foi um encontro diferenciado. “Não apenas pela organização, facilmente percebida pelo cuidado com os detalhes, mas pela temática proposta”, destaca. O palestrante também elogiou a participação e o engajamento dos síndicos durante o evento. Ele descreveu a experiência como “simplesmente sensacional” e expressou a certeza de que todos os participantes saíram renovados e mais preparados para enfrentar os desafios do dia a dia da sindicatura.
Expressando sua gratidão pela dedicação ao mercado condominial, o palestrante ainda declara com entusiasmo que aguarda ansiosamente pela próxima edição da SindExpo “Para mim foi uma honra conhecer novas pessoas, aprender e compartilhar temas da nossa profissão. Gratidão pela dedicação ao nosso mercado”, conclui.
CONCEITO DA
NOVA MARCA SINDEXPO
Segundo Ana Paula, a marca foi renovada com linhas mais vivas e construída tendo como conceito criativo o arquétipo do herói. “A agência de criação desenvolveu esse elemento da ‘capinha’ na letra i, que representa a coragem e a superação de quem quer fazer do mundo um lugar melhor e este é o objetivo do síndico em sua gestão”, define.
- Domus Cast S02EP21 – Comunicação Assertiva em Condomínios, Imobiliárias e Construtoras - 30 de setembro de 2024
- Domus Cast S02EP20 – Setembro Amarelo - 30 de setembro de 2024
- Domus Cast S02EP19 – Saúde Mental do Síndico Profissional - 30 de setembro de 2024