ArtigosColunistasGestão de conflitos

Inovação e Mediação online: conexão e responsabilidade

Desde que conheci a mediação como uma forma de resolver questões relacionais, contratuais, empresariais ou familiares, ficava imaginando como seria incrível levar esse procedimento para lugares diversos daqueles ambientes judiciais onde eu trabalhava.
 
Tive algumas oportunidades de fazer isso através de projetos técnicos sociais, acompanhando o Programa de Imóvel na Planta e de Arrendamento Residencial. Já se vão mais de 20 anos, mas lembro com satisfação o quanto pudemos compartilhar princípios, técnicas e habilidades para qualificar a comunicação e a relação de vizinhança em condomínios desde a sua organização.
 
Foram experiências valorosas, mas sempre sonhei com a mediação mais difundida e mais acessível. Imaginava como seria realizar mediação entre pessoas que estivessem em ambientes fisicamente distantes. Literalmente eu sonhava com a Mediação Online e não sabia.

Agora vemos que a popularização da internet, os avanços na inovação tecnológica e o contexto do distanciamento social vivido na pandemia da COVID-19 nos colocaram imediatamente de frente com o desafio da mediação online e com a possibilidade de realizar aquele sonho de fazer chegar este procedimento a todo lugar, levando a mediação aonde existe gente. Isso tem sido muito bom!


"Lembre-se que, junto com o outro, é muito mais provável encontrar a melhor solução. Conexão e responsabilidade: isso transforma a sua vida; isso transforma o mundo."

Você, outros interessados e o mediador em uma sala de mediação virtual, mas em tempo real e síncrono, já é uma realidade mundial.

Inovação, disrupção e sustentabilidade não podem estar relacionadas somente às tecnologias, serviços, equipamentos, computação, data center, mercado, metaverso e meio ambiente, mas também, às formas de nos relacionarmos e resolvermos nossos conflitos, aos encontros de pessoas, às conexões, aos propósitos e oportunidades de melhorar a vida a partir das escolhas e decisões que tomamos. Decida se responsabilizar por suas escolhas e, lembre-se, que junto com o outro é muito mais provável encontrar a melhor solução. Conexão e responsabilidade: isso transforma a sua vida; isso transforma o mundo.

Algumas dicas para uma boa experiência de Mediação Online:

1. Pense no principal resultado que deseja com a mediação.

2. Avalie cuidadosamente o quanto você deseja manter, melhorar, não prejudicar ou estabelecer esse relacionamento.

3. Escolha uma câmara/empresa especializada no procedimento de mediação e que tenha um quadro de mediadores qualificados e experientes.

4. Busque um advogado que conheça bem as etapas, objetivos e o processo de mediação para que juntos elaborem um bom plano de mediação.

5. Analise com seu advogado, utilizando critérios objetivos, as necessidades, interesses e preocupações que você acha que a outra parte tem, bem como as possíveis propostas da outra parte e o controle de riscos de um não acordo.

6. Participe ativamente do procedimento desde as conversas prévias com o mediador, as sessões individuais e conjuntas, lembrando que existem necessidades e interesses de todos para serem atendidos.

7. Prepare-se para uma etapa de negociação, buscando soluções de ganhos mútuos.

8. Leia as orientações para o uso da plataforma escolhida para as sessões online, reservando um lugar e um tempo de qualidade para essas sessões.

Tenha uma excelente experiência de mediação online!

Simone Medeiros
Últimos posts por Simone Medeiros (exibir todos)

Simone Medeiros

Com mais de 8 mil horas de mediações realizadas. Sócia proprietária e Diretora de Mediação da Conversatio Arbitragem & Mediação. Assistente Social, especialista em Metodologia do Serviço Social, Arteterapia e Gestão de Conflitos no Judiciário Contemporâneo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo