ArtigosColunistasMatériasSíndico de Valor
Não é querer e sim quando você vai ter a PORTARIA REMOTA
Lembra quando a Netflix chegou e ainda existiam muitas locadoras de vídeos? Ou quando os primeiros bancos começaram a lançar seus aplicativos e você, sem perceber, foi deixando de ir até as agências? Ou ainda quando era preciso pesar frutas e legumes em uma balança que era operada por um funcionário, antes de levar para o caixa? Toda essa transformação aconteceu nos últimos 10 anos, mesmo que muitas pessoas acreditassem não ser possível.
A Portaria Remota nos condomínios é uma dessas evoluções, porque aumenta a segurança dos moradores, já que comete menos falhas que um serviço humano. Por exemplo, um porteiro humano hoje precisa fazer o controle do acesso de pedestres e veículos, recebe encomendas e correspondências e depois as entrega, monitorara sistema de CFTV e ainda dá “aquela atenção” aos moradores que gostam de bater papo na entrada do condomínio, ou seja, humanamente é impossível fazer todas essas atividades ao mesmo tempo sem cometer erros ou falhas. Já bons sistemas de portaria remota das empresas especializadas oferecem sensores de porta aberta, arrombamento, invasão, carona veicular, armário inteligente e até áreas digitais de monitoramento para identificar atitudes suspeitas, identificando individualmente todos os acessos dos pedestres e veiculares, gravando imagens e áudios de atendimentos, podendo gerar relatórios precisos e em tempo real para auxiliar na boa e eficiente gestão do síndico.
Outra vantagem é a grande redução nos custos do serviço mais caro que o condomínio contrata, que é a portaria humana e que hoje custa cerca de 22 mil reais todo mês. Essa economia pode chegar até 60% e permite ao bom gestor do condomínio executar melhorias como equipar melhor o salão de festas, modernizar os elevadores, quadra de esporte e até o hall de entrada, contratar novos funcionários para melhorar a prestação de serviços aos moradores ou simplesmente utilizar a economia gerada, aplicando uma redução na taxa condominial, o que certamente deixaria todos ainda mais felizes.
Porém, devo lembrar que a estrada é tão importante quanto a Ferrari, o que quero dizer é que a construção de um bom caminho para levar esse item a votação na assembleia precisa ser feito e aqui vão 3 dicas importantes para quem deseja aprovar a Portaria Remota:
Dê preferência para empresas especializadas: elas possuem estrutura e tecnologia mais avançada, melhorando ainda mais a qualidade do serviço, além de prestar um serviço qualificado que vai ajudar na transformação cultural dos moradores;
Depois de escolher pelo menos 3 empresas que estejam com a CND regular e possuam boa infraestrutura operacional, crie uma reunião virtual para cada uma se apresentar aos moradores, antes mesmo de chamar uma assembleia. Esse processo vai permitir quem é contra tirar suas dúvidas e, quando chegar a assembleia, todos estarão mais convencidos;
Defina exatamente que tipo de solução você deseja para o condomínio: Você pode até consultar um especialista e ele vai ajudar a criar o modelo de projeto ideal. Solicite que todas as empresas cotem exatamente o mesmo projeto. Comparar laranja com laranja é fundamental para saber qual delas vai oferecer as melhores vantagens com o melhor preço.
Agora, você já sabe como atualizar a segurança no seu condomínio, gerando a maior economia possível para usar em melhorias que vão valorizar ainda mais os apartamentos, permitindo uma nova experiência de vida mais segura. E, conforme vimos no início desse texto, não se trata de gostar da Portaria Remota, mas sim, de quando você vai contratá-la. Porque a tecnologia já faz parte da nossa realidade e não temos como ficar de fora.
Isso vai fortalecer a sua gestão e vai ajudar na sua reeleição como síndico. Pense nisso!
Graduado em Marketing com MBA em Gestão Empresarial, é Síndico Profissional, Especialista em Soluções Condominiais e idealizador do perfil no instagram @sindicosdevalor.
Últimos posts por Fábio Quintanilha (exibir todos)
- O seu começo de gestão está uma loucura? Calma, vamos te ajudar. - 12 de dezembro de 2023
- 5 coisas que o mercado me ensinou em 2022 - 22 de maio de 2023
- Você é um Síndico Águia ou Pato? - 6 de dezembro de 2022
Etiquetas
Colunistas Sindico de Valor