ArquiteturaMatérias

Obras e reformas em condomínios: Manual da AsBEA/SC

As normas, diretrizes e processos na hora de reformar áreas comuns e unidades privativas

Contribuir na elaboração e execução de projetos, reformas, reparos e obras em condomínios. Esse foi o maior propósito da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – Regional SC (AsBEA/SC) ao desenvolver o “Manual de Condomínios – Orientação de processos de obras e reformas” em 2016.

De lá para cá, a regional catarinense da associação esteve envolvida em ações e eventos para divulgar o material com o objetivo de orientar síndicos, condôminos e profissionais do segmento condominial. “Para a distribuição física do manual, fizemos seminários onde apresentamos o material elaborado a síndicos da grande Florianópolis e também de outras cidades do estado, inclusive em Joinville”, contam as arquitetas Luciana Decker e Maria Aparecida Cury Figueiredo, que estiveram envolvidas na concepção do manual.

Segundo a dupla de arquitetas, a ideia do manual surgiu no GTI – Grupo de trabalho de interiores da associação e além de guiar síndicos, moradores e profissionais de condomínio, tem também como objetivo frisar o “reconhecimento do papel do arquiteto e a importância de sua contratação, já que é este o profissional habilitado em todas as competências para o desenvolvimento dos processos de gestão de reformas”.

O conteúdo do material, que já está em sua segunda edição, foi pensado para orientar o processo de obras e reformas tanto para unidades privadas quanto para as áreas comuns dos condomínios. “O manual busca orientar de forma ampla, mas efetiva, a documentação necessária às obras de reformas e interiores”, indicam as arquitetas.

Nas 56 páginas do manual, podem ser conferidos assuntos e processos que são recorrentes nas reformas de condomínios, como autorização de pessoal, cronograma e documentação a ser entregue. Conforme ressaltam Luciana e Maria Aparecida, “essas são informações importantes para que o condomínio possa se organizar e dessa forma orientar seus moradores”, dizem.

Como destaque do material produzido, as arquitetas enfatizam as orientações sobre o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de projeto e execução, “onde são esclarecidas quais são as responsabilidades técnicas de cada profissional envolvido”.

Em sua segunda edição, o manual conta ainda com informações sobre o código de obras e edificações dos municípios, normas técnicas, bem como orientações sobre as legislações federais, estaduais e municipais em vigência, já que a AsBEA orienta que além das diretrizes do manual, as intervenções nos condomínios devem considerar o regimento interno dos locais e todas as legislações sobre o tema.

Com uma tiragem inicial que contou com seis mil impressões e foi distribuída em parceria com o Jornal dos Condomínios na grande Florianópolis, o Manual de Condomínios – Orientação de processos de obras e reformas está atualmente disponível no site da AsBEA – SC para acesso pelo endereço www.asbeasc.org.br.

Sobre a AsBEA

Fundada em 1973, A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) é uma entidade independente, de abrangência nacional e que congrega empresas de arquitetura e fornecedoras de produtos e serviços do setor da construção civil. A regional Santa Catarina (AsBEA/SC) surgiu em 2006 para buscar o fortalecimento da atividade empresarial profissional no estado, o reconhecimento, a regulamentação e o relacionamento comercial dos arquitetos com a indústria “O papel da ASBEASC é contribuir para a contínua evolução no campo da arquitetura, para a valorização da sua importância no desenvolvimento urbano e na melhoria qualitativa da construção civil do país”, afirmam as arquitetas da associação.

RevistaDomus

RevistaDomus

A Revista Domus Joinville é uma publicação impressa com o objetivo de ser um espaço aberto para a divulgação de conteúdo de marcas e profissionais do universo dos condomínios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo