ArtigosColunistasPublieditorial

Pequenas obras ou reformas: Planejamento para excelentes resultados

Planejar, em suma, significa organizar um plano ou roteiro. Usamos o planejamento em vários momentos de nossa vida sem nos darmos conta. Seja indo ao supermercado com uma lista elaborada anteriormente, indicando os produtos que queremos comprar, ou separando um valor e limitando uma compra a este orçamento. Essas são formas de aplicar o planejamento no dia-a-dia.

Duas questões são as mais comuns quando queremos construir ou reformar: Quanto irá custar? E em quanto tempo será executada? Esses dois questionamentos podem facilmente ser respondidos com um bom planejamento.

Quanto irá custar? Essa questão é respondida com um orçamento analítico, levando em conta os materiais e serviços que serão utilizados em um projeto, colhendo informações no local e, acima de tudo, com expertise das pessoas que o elaboram.

Quando será executada? Esse outro é mais complexo e exige uma leitura minuciosa de todas as atividades que serão executadas levando em conta fatores como: quantidade de trabalhadores, produtividade, intempéries, tempo de cura dos materiais aplicados, entre outros. Muitos pensam que elaborar o planejamento físico-financeiro é um “luxo” reservado para grandes obras ou para as mais complexas, mas digo que é um erro pensar assim. Toda e qualquer obra ou reforma deve ter um planejamento para evitar dores de cabeça e surpresas. Afinal, muitas pessoas passam por situações desagradáveis com uma simples reforma e problemas como: o valor estimado não é suficiente para finalizar a obra, ou, ao invés de durar 15 dias, durou incansáveis 45 dias. Claramente, esses problemas são relacionados a uma falha, inexistência ou não aplicação de um plano físico e financeiro.

A Miami Empreendimentos nasceu de um lema que prega: “Obras não precisam ser uma dor de cabeça”, logo, o único caminho foi nos especializamos na materialização de obras ou reformas em qualquer região do Brasil e com uma metodologia muito bem amarrada. Para isso, contamos com equipes especializadas desde o planejamento à execução. Iniciamos com um orçamento analítico de toda obra/reforma, baseando-nos nos projetos recebidos e na visita de um profissional ao local. Com essas informações, passamos um valor fechado, ou seja, se não houver alteração do escopo, o custo do investimento passado aos nossos cliente será mantido, pois qualquer um dos “imprevistos” que possam gerar um acréscimo no valor final já foi previamente identificado. Os cronogramas são tratados da mesma forma e são fixos, pois também identificam os pormenores que impactam no prazo final da obra.

Na hora de construir ou reformar, procure uma empresa que seja especialista, evitando as “dores de cabeça” que são geradas por uma falta de planejamento.

Willians H. Lucas
Últimos posts por Willians H. Lucas (exibir todos)

Willians H. Lucas

Engenheiro Civil - Especialista em Lean Construction - Pós Graduado em Gestão de Projetos com mais de 20 anos atuando no mercado da construção.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo