ArtigosColunistasDespesas

Como reduzir as despesas do condomínio?

Antes de indicar formas de reduzir os custos para o seu condomínio, preciso esclarecer um ponto crucial, muitas vezes questionado por condôminos desinformados. Todos querem que a taxa de condomínio reduza, certo? Mas, usando como premissa o fato que o condomínio funciona em um formato de rateio de despesas, concluímos que, para reduzir a taxa de condomínio, as despesas do próprio condomínio devem diminuir.

Deste modo, é imprescindível que o síndico e o corpo diretivo do condomínio estejam familiarizados com todas as despesas ordinárias e extraordinárias do condomínio. A partir desta clareza, se chegará ao objetivo final: a redução de despesas. Separei algumas dicas em dois grupos:

Com Investimento x sem Investimento. Assim, você síndico, pode se organizar para começar a aplicá-las.

Com investimentos:

Por ser atrelado à tecnologia, o consumo de energia elétrica pode ser poupado. É o caso, por exemplo, dos elevadores que podem ser programados para não descer sempre ao térreo. Outra economia pode ser feita pelos sensores de presença, que ligam as lâmpadas apenas quando há pessoas no ambiente. Já a implementação da energia solar envolve um alto investimento, porém, traz benefícios financeiros a longo prazo. Além da energia, o consumo de água é outro vilão das despesas do condomínio. A sugestão mais aplicada é a individualização do consumo por unidade. Trata-se de uma obra significativa, mas de formato justo e que promove a conscientização do consumo. Uma opção também interessante é instalar sistemas de reuso de água das chuvas.

Sem investimentos:

O valor da mão de obra é a conta mais pesada do condomínio. Avalie a possibilidade de mudar o serviço para uma portaria remota (parcial ou integral) e/ou a terceirização dos serviços, retirando o custo de ser o empregador desses funcionários. As trocas de lâmpadas surgem como despesas ordinárias (ou seja, já estão inclusas). Portanto, considere a compra de lâmpadas do tipo LED para todo o condomínio, que poderá trazer uma redução de consumo de até 80%. Oriente e capacite ainda os funcionários na utilização consciente de máquinas e equipamentos que consomem energia. Por fim, monitore o consumo de água periodicamente. Esta é uma ação preventiva para evitar o desperdício em caso de vazamentos. Auxilie no cronograma de limpeza de garagens e calçadas e promova campanhas educativas para o consumo de água.

Resumidamente, estimule os moradores a participarem da gestão: com reuniões específicas para coleta de ideias e alternativas inteligentes para a gestão do orçamento e tenha como parceiros o corpo diretivo e a administradora do condomínio. Este trabalho será um norte para as despesas anuais.

Alexandre Carvalho

Alexandre Carvalho

Administrador CRA-PR 29065, com MBA em Marketing. Atua no mercado condominial há mais de 10 anos, é Diretor Comercial da Administradora SINQ Condomínios e Professor nas instituições SENAC e SECOVI-PR.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo